Música Clássica


A música erudita, ou clássica, é diferente da música popular e da música folclórica.

A música clássica é escrita por compositores. Eles criam música para diferentes tipos de instrumentos. Existe música só para instrumentos de cordas, ou só para instrumentos de sopro, de teclado ou de percussão, ou ainda para uma combinação de vários tipos de instrumentos.
Geralmente são os compositores que decidem quais e quantos instrumentos serão incluídos na obra musical. Ela pode ser escrita para um único instrumento, para um conjunto pequeno ou para um grande grupo. Esse grande grupo se chama orquestra.

A música clássica foi desenvolvida na Europa ao longo de séculos. A maioria da música clássica mais antiga era utilizada em cerimônias religiosas. Com o tempo, a música não religiosa, também chamada de música profana, foi se tornando mais popular. A música clássica era tocada para divertir os reis e nobres da corte.

Os músicos também criaram novas formas de música clássica, como a ópera. Um dos maiores compositores desse período foi Johann Sebastian Bach.

Os especialistas em música chamam a época entre 1750 e 1820 de era clássica. Nesse período, os músicos desenvolveram uma série de formas musicais. Uma delas foi a sinfonia, que é uma composição musical longa para orquestra. Outra foi a música para quarteto de cordas, uma composição musical para ser tocada por dois violinos, uma viola e um violoncelo. Entre os compositores importantes da era clássica estão Wolfgang Amadeus Mozart e Ludwig van Beethoven.

 

 

Autor/Vídeo; Fernanda Viana

Revisão; Bruna de Mello

Postagem; Agatha Costa

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>